Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notas e Comunicados > 2020 > Nota de pesar - Jaime Sodré

Nota de pesar - Jaime Sodré

publicado: 06/08/2020 17h39, última modificação: 06/08/2020 17h39

O campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) recebeu com profundo pesar, na tarde desta quinta-feira (6), a notícia do falecimento do professor aposentado Jaime Santana Sodré Pereira, que lecionou na área de desenho técnico do magistério superior da instituição entre os anos de 1976 e 2010.

Educador, escritor, artista plástico e músico, Jaime Sodré nasceu em 19 de fevereiro de 1947, em Salvador. Diplomou-se, em 1975, no curso de Licenciatura em Desenho na Escola de Belas Artes da UFBA. Mestre em Teoria e História da Arte, Doutor em História Social e PhD em História da Cultura Negra, Sodré destacou-se em sua trajetória como um grande estudioso da cultura negra e porta voz do movimento pela igualdade racial e contra a intolerância religiosa. Ele também foi professor da Universidade do Estado da Bahia (Uneb) e membro do Conselho Estadual de Cultura do Estado da Bahia.

Ligado ao Terreiro do Zoogodô Bogum Malê Rundô, ele se destacou como defensor dos direitos dos terreiros de candomblé e recebeu prêmios e homenagens como o troféu Caboclo da Associação Cultural de Preservação do Patrimônio Bantu (2005) e a medalha Zumbi dos Palmares, da Câmara Municipal de Salvador.

Jaime Sodré foi casado com a professora aposentada do campus Maria Lúcia de Oliveira, falecida em abril de 2019. O campus Salvador do IFBA, enlutado, solidariza-se a seus familiares, amigos, colegas e ex-alunos.

Ives Lima de Jesus
Diretor Geral - IFBA Campus Salvador