Comunicado aos chefes de departamento, coordenadores de curso e docentes
Aos dezesseis (16) de março de 2020, segunda-feira, foi realizada uma reunião convocada pela Diretoria Geral do Campus Salvador e demais Diretorias do campus, para tratar da questão de prevenção contra a pandemia do coronavírus e, a partir daí pensarmos em conjunto, ações para encaminhamentos das questões acadêmicas do ano de 2019. Para tal, estiveram presentes, além das Diretorias, representantes dos Departamentos, Coordenadores de Cursos, representantes Estudantis do Ensino Médio (Integrado, Subsequente e EJA) e Ensino Superior, representante sindical, representantes dos TAEs, bem como o chefe do SMO juntamente com o médico do setor.
O(a)s presentes se posicionaram acerca do cenário, não apenas problematizando algumas questões para refletirmos, mas também trazendo possíveis encaminhamentos para serem discutidos e pensados em grupo de forma democrática.
I) Ficou decidido que as aulas presenciais continuarão suspensas por mais 15 dias, a partir do dia 18 de março de 2020. Qualquer prorrogação será decidida pelo Comitê de Prevenção do Coronavírus instituído pela Portaria 1223 de 17 de março de 2020, considerando os boletins emitidos pelos órgãos de saúde e de educação nos âmbitos municipal, estadual e federal.
II) Sobre a excepcionalidade da situação acadêmica e do calendário do campus Salvador, ao final de mais de três horas de reunião, foram propostas quatro (04) deliberações e votadas em assembleia. Eis os quatro pontos deliberados:
-
Encerrar o ano letivo de 2019 até a data prevista no calendário (18/04/2020 - ensino médio, e 25/04/2020 - ensino superior, Integrado EJA e Subsequente) com atividades remotas, com ajustes no retorno às aulas. (27 votos)
-
Suspender todas as atividades do campus até o final da pandemia. (2 votos)
-
Encerrar o ano letivo de 2019 até a data prevista no calendário (18/04/2020 - ensino médio, e 25/04/2020 - ensino superior, Integrado EJA e Subsequente) com atividades remotas. (2 votos)
-
Avaliar a condição técnica acadêmica para a realização das atividades remotas e a evolução da pandemia nos próximos 18 dias, para decidir o que fazer junto aos departamentos acadêmicos. (5 votos)
Assim, a partir de hoje, dezessete (17) de março de 2020, tod@s @s professore(a)s, em seus departamentos acadêmicos, deverão reunir-se, de forma presencial ou virtual (é o mais indicado), para discutir as propostas pertinentes à realidade de suas disciplinas. Após isso, chefes de departamento/coordenações de curso deverão enviar para a Diretoria de Ensino, via e-mail (decampusssa@gmail.com), o que ficou determinado em relação às avaliações e atividades para finalização de cada disciplina, até 20/03/2020 (6ª feira). Essas informações serão disponibilizadas para o(a)s estudantes e pais, caso procurem essa Diretoria. Solicitamos que o coordenador(a) ou chefe(a) de departamento envie minuta e lista de presença e/ou outro meio que comprove que o(a)s docentes se reuniram e/ou decidiram sobre as deliberações.
Pedimos ainda que o(a)s docentes atualizem, como prioridade, o SUAP para que seja possível delinear um panorama do quanto cada disciplina conseguiu realizar de conteúdos/atividades.
Importa ainda enfatizar que não se trata de período de férias e/ou paralisação, mas de suspensão das aulas PRESENCIAIS, em virtude de um quadro de emergência sanitária.
Por fim, a Diretoria de Ensino sugere alguns meios que podem ser adotados pelo(a)s professore(a)s para dar conta de suas disciplinas e finalização do semestre/ano letivo:
-
Atividades/Avaliações/Encontros disponíveis nas plataformas SUAP, email, WhatsApp, Google sala de aula, Khan Academy, Schoology, Moodle, YouTube, Hangouts Meet, entre outros.
-
Para efeito de realização ou entrega de avaliações ou outras atividades online, sugere-se, preferencialmente, que seja respeitado o mesmo horário da componente curricular presencial.
-
Em reunião colegiada realizada dia 16/03/2020 ficou decidido que terá um período para ajustes presenciais previsto no calendário.
Estamos à disposição para contribuir com tod@s e tirar quaisquer dúvidas!
decampusssa@gmail.com ou gabinetessa@ifba.edu.br
Ricardo Bahia
Diretor de Ensino do IFBA - campus Salvador
Ives Lima
Diretor Geral do IFBA - campus Salvador