Você está aqui: Página Inicial > Campus Salvador > Comunicação > Notas e Comunicados > 2019 > Movimento IFBA Negro divulga nota de repúdio

Movimento IFBA Negro divulga nota de repúdio

publicado: 11/12/2019 16h33, última modificação: 11/12/2019 16h33

IFBA NEGRO PELA DEMOCRACIA NO IFBA

NOTA DE REPÚDIO

”Para nós, o racismo se constitui como a sintomática que caracteriza a neurose cultural brasileira. Nesse sentido, veremos que sua articulação com o sexismo produz efeitos violentos sobre a mulher negra em particular.” (Lélia Gonzales)

Nós, do Movimento IFBA Negro, vimos repudiar, publicamente, o estarrecedor ato de racismo cometido, na última segunda-feira (09/12), por um discente, que se recusou a receber uma avaliação das mãos da Profa. Dra. Isabel Cristina Ferreira dos Reis, vinculada ao Centro de Artes, Humanidades e Letras, da Universidade Federal do Recôncavo da Bahia. Com tristeza, constatamos que o recrudescimento do racismo tem encorajado algumas pessoas a assumirem posições preconceituosas tanto quanto a agirem de maneira violenta, odiosa e truculenta. A atitude do referido estudante revela a permanência das amarras da mentalidade colonial, que suplementou e continua a suplementar grande parte das relações sociais no Brasil, e que tem sido, desde sempre, responsável pelo surgimento e manutenção dos muitos tipos de assimetrias que nos atravessam em nossos dias. Nesse sentido, esperamos que as medidas administrativo-institucionais e jurídicas cabíveis para o crime de racismo sejam aplicadas quanto ao caso em questão, ao tempo em que nos solidarizamos com a Profa. Dra. Isabel Cristina Ferreira dos Reis, cuja relevante atuação no campo da História da Escravidão no Brasil tem servido de denúncia e de alerta contra o preconceito racial.

Salvador, Bahia, 11 de dezembro de 2019