Você está aqui: Página Inicial > Notícias > Campus Salvador realiza curso sobre capacitismo; inscrições podem ser feitas até sexta (4)
conteúdo

Campus Salvador realiza curso sobre capacitismo; inscrições podem ser feitas até sexta (4)

Capacitismo é entendido como qualquer tipo de atitude que discrimina ou denota preconceito social contra pessoas com deficiência (PCDs), considerado, portanto, como um tipo de opressão que define os sujeitos por sua capacidade. Com certificação de 20 horas, a formação tem como objetivo promover uma importante e necessária discussão sobre o capacitismo/ anticapacitismo.
por Jamile Teixeira publicado: 03/11/2022 12h07, última modificação: 03/11/2022 12h07

Estudantes, professores/as, técnicos/as administrativos/as, terceirizados/as e pessoas da comunidade externa já podem se inscrever para o curso “Capacitismo Estrutural: desafios no cotidiano da educação e do trabalho” que vai acontecer, semanalmente, nos meses de novembro e dezembro de 2022. As inscrições são gratuitas e devem ser realizadas através de formulário eletrônico até esta sexta-feira, dia 4 de novembro.

Capacitismo é entendido como qualquer tipo de atitude que discrimina ou denota preconceito social contra pessoas com deficiência (PCDs),  considerado, portanto, como um tipo de opressão que define os sujeitos por sua capacidade. Com certificação de 20 horas, a formação tem como objetivo promover uma importante e necessária discussão sobre o capacitismo/ anticapacitismo, de modo a desenvolver a consciência crítica sobre a temática da inclusão e da diversidade, proporcionando mudanças nos comportamentos discriminatórios, nas relações interpessoais com seus pares, chefias, subordinados/as e no atendimento do público externo em geral, além de despertar nos/as participantes a compreensão da relevância da temática da pessoa com deficiência. 

O curso será ministrado pela ex-aluna do campus Salvador do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA), Amanda Soares, que hoje estuda letras vernáculas e pesquisa Literatura e Cultura Brasileira, com enfoque em relações interpessoais PCD. Influenciadora digital, Amanda produz conteúdos relacionados à identidade e sociedade, ao amor, e à cultura para pessoas com e sem deficiência.

A Diretoria de Ensino do campus Salvador, através da Diretoria Adjunta de Ensino Profissional Técnico de Nível Médio (Daep), organiza a atividade.

* A jornalista Jamile Teixeira integra a Divisão de Comunicação (Dicom) do Campus Salvador.