Três estudantes do Campus Jacobina são finalistas da Olimpíada Nacional em História do Brasil
Três estudantes do 3º ano do curso de Eletromecânica do Campus Jacobina do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) estão praticamente de malas prontas para São Paulo, ao lado da professora Carla Côrte. Larissa Mariano, que já foi medalhista de prata da Olimpíada de Matemática dos Institutos Federais (Omif), Maria Clara Montenegro e Rodrigo Rios irão participar da final da Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB).
Os jovens compõem o trio “Maria Felipa”, que homenageia essa mulher negra, marisqueira e pescadora de relevante papel na luta pela Independência da Bahia. Até o próximo dia 20 de agosto, data da fase presencial, a equipe segue se preparando através de encontros com a docente para resolução de questões das fases e provas anteriores.
DICIONÁRIO BIOGRÁFICO
Com seis fases online de duração semanal, compostas por questões de múltipla escolha e realização de tarefas diversas, além de etapa presencial, a ONHB é uma iniciativa da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp), desenvolvida pelo Departamento de História por meio da participação de docentes, alunos(as) de graduação e pós-graduação, em parceria com a Associação Nacional de História (Anpuh).
Além de temas sobre a História do Brasil, a ONHB apresenta questões que permeiam assuntos interdisciplinares, como geografia, literatura, arqueologia, patrimônio cultural, urbanismo e atualidades. A competição também faz parte do edital Vagas Olímpicas da Unicamp. De acordo com o desempenho, os participantes podem concorrer a duas vagas no curso de graduação em História da universidade, sem passar pelo vestibular.
- Abdias do Nascimento é o primeiro verbete do dicionário biográfico, disponível na internet.
A edição 2019 desafiou os jovens que chegaram à 5ª fase a produzirem, a partir de template padrão, quatro páginas de um livro didático acerca de personagem excluído ou invisibilizado das narrativas históricas. Segundo a comissão organizadora da olimpíada, diante da qualidade dos resultados, “se decidiu permitir o amplo e livre acesso aos conteúdos”. Cerca de 20 estudantes do Campus Jacobina fizeram parte do grupo de alunos(as) de todo o Brasil responsável pela criação do dicionário biográfico Excluídos da História, composto por mais de dois mil verbetes sobre personagens raramente estudados na historiografia tradicional.
*As informações são da Comunicação do Campus Jacobina.