Notícias
Conselho Superior aprova Fórum Permanente de Acessibilidade e Inclusão do IFBA
O Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) aprovou, no dia 31 de agosto, o Regimento do Fórum Permanente de Acessibilidade e de Inclusão do IFBA, o FORPAIFBA. Com a conquista, o IFBA passa a contar com uma instância consultiva, propositiva e de assessoramento sobre acessibilidade e inclusão com objetivo propor políticas e diretrizes para fortalecer ações de acessibilidade e inclusão, visando o ingresso, a permanência e o êxito da pessoa com deficiência e outras necessidades específicas na instituição.
De acordo com Lívia Pereira, da Diretoria de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis (DPAAE), a proposta de criação do Fórum surgiu a partir de conversas entre profissionais do IFBA que atuam na inclusão de pessoas com deficiência. “Tínhamos a vontade de constituir um fórum que fosse uma instância de fortalecimento das ações inclusivas e espaço para debates, discussões e proposições.
Assim, no ano passado, a reitora constituiu uma comissão que teria a responsabilidade de redigir uma proposta de regimento deste Fórum. Essa proposta foi analisada pelo Consup e aprovada”, explica.
Na composição, o Fórum contará com membros da comunidade acadêmica com deficiência ou outras necessidades específicas, eleitos por seus pares, buscando representação dos diversos tipos de deficiência e necessidades contemplando deficiência intelectual; deficiência físico-motora; deficiência múltipla; deficiência visual e baixa visão; deficiência auditiva e surdez; surdocegueira; transtorno do espectro autista; altas habilidades/superdotação; e outras necessidades específicas.
O Forpaifba tem caráter interdisciplinar e agrega profissionais que trabalham nas Coordenações/Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas (Capne/Napne) de cada campus, profissionais da Diretoria Sistêmica de Políticas Afirmativas e Assuntos Estudantis que atuam nas políticas de educação especial e demais profissionais envolvidos com a temática da acessibilidade e da inclusão, e se constitui como instância ligada à DPAAE.
A primeira composição da diretoria será indicada pela chefia da DPAAE e essa diretoria terá, no prazo de um ano, o objetivo de compor o Fórum para que a plenária possa eleger a diretoria seguinte e os coordenadores das áreas. O Fórum, aprovado através da Resolução nº22 de 27/08/21, será organizado em Câmaras Permanentes e contará com sessões públicas.
Confira a Resolução aqui