Servidores participam de capacitação sobre Educação Inclusiva e Desafios do Ensino Remoto
O curso de capacitação sobre Educação Inclusiva e os Desafios do Ensino Remoto, dirigido a servidoras e servidores do IFBA, foi iniciado nesta terça-feira (01). Organizado pela Pró-Reitoria de Ensino (Proen) e pela Coordenação Institucional da Universidade Aberta do Brasil (UAB) no âmbito do IFBA, a capacitação tem o objetivo de fomentar reflexões e promover o estudo de práticas que podem auxiliar no planejamento, organização e desenvolvimento das Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais no âmbito do Instituto.
“Trata-se de mais uma ação articulada com a aprovação do Plano de Contingência e da Resolução 19/2020 do Consup”, afirma o pró-reitor de Ensino, Philipe Carvalho, ao lembrar que o documento aprovado pelo Conselho Superior estabelece a adesão do Instituto ao modelo de Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (Aenpe) até o dia 31 de dezembro de 2020.
As atividades do curso serão desenvolvidas ao longo do mês de setembro e têm a participação de servidoras e servidores prioritariamente vinculadas(os) às equipes multidisciplinares dos campi composta por pedagogas(0s), assistentes sociais, psicólogas(os), professoras(es) AEE (Atendimento Educacional Especializado) e das CAPNEs (Coordenações de Atendimento às Pessoas com Necessidades Específicas) ou NAPNEEs (Núcleos de Atendimento às Pessoas com Necessidades Educacionais Específicas).
Philipe Carvalho explica que o curso está organizado a partir de quatro componentes: Educação inclusiva e o desafio do ensino remoto (professora Sheila Quadro Uzêda - Ufba), Acessibilidade e tecnologias digitais para a educação (professora Sandra Samara - IFBA), Inclusão, tecnologias assistivas e ferramentas digitais (professora Fernanda Matrigani - Ufba) e Acompanhamento psicopedagógico remoto: métodos, práticas e orientações (pedagogo Lucas Tavares – Proen/IFBA).