Você está aqui: Página Inicial > Notícias > 2020 > Professora do IFBA tem dois artigos aprovados para o principal evento nacional de informática na educação

O Congresso Brasileiro de Informática na Educação é um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC) e acontece pela primeira vez em formato online entre os dias 24 e 28 de novembro.
por Bárbara Souza publicado: 23/10/2020 10h41, última modificação: 23/10/2020 10h41

A professora Ana Carolina Sokolonski, do Campus Salvador, teve dois artigos de sua autoria aprovados para apresentação no maior evento de informática na educação do Brasil: o Congresso Brasileiro de Informática na Educação (CBIE), que acontece pela primeira vez em formato online entre os próximos dias 24 e 28 de novembro. Trata-se de um evento anual da Sociedade Brasileira de Computação (SBC), conceito A na CAPES, que tem entre seus objetivos a divulgação da produção científica nacional nesta área. A SBC é “uma associação civil, sem fins lucrativos” e “a maior sociedade de computação da América do Sul”, como descrito no site do Congresso.

Os dois trabalhos serão apresentados e discutidos no maior fórum de educação em computação do Brasil. Um deles, cujo título é ‘Laboratório de Robótica Inclusiva: Robótica Educacional e Raciocínio Computacional no Ensino Médio’, é de autoria exclusiva de Ana Carolina Sokolonski.

“Muitos educadores e instituições têm considerado o Raciocínio Computacional (RC) como essencial para o desenvolvimento do cidadão do futuro. Por Isso, o desenvolvimento do RC vem sendo proposto e estudado através de diversas abordagens, entre elas a utilização da Robótica Educacional (RE). A RE utiliza princípios básicos de robótica com o objetivo de desenvolver habilidades não desenvolvidas usualmente nas escolas”, explica a professora Ana Carolina Sokolonski, ao detalhar que o artigo será publicado no WIE (Workshop de Informática na Educação), durante o Congresso.

No artigo, é descrito o trabalho intitulado Laboratório de Robótica Inclusiva, que teve como premissa ensinar Robótica Educacional (RE) aos alunos do Ensino Médio com o intuito de aprimorar o Raciocínio Educacional (RC).  “Neste projeto, foram desenvolvidas capacitações na área de Robótica e Programação para construção de robôs seguidores de linha, assim como participação em competições de robótica. Como resultado, além do desenvolvimento intelectual dos alunos envolvidos, uma plataforma de ensino online foi disponibilizada, com vídeo-aulas, roteiros e materiais didáticos”, descreve o resumo do texto acadêmico. Financiado pelo Edital nº 02/2019 do Programa de Apoio à Extensão (PAEX), o projeto contou com três bolsistas e foi realizado no Grupo de Pesquisa em Sistemas Embarcados, Controle e Eficiência Energética (GSECEE) do Campus Salvador.

O segundo trabalho da professora Ana Carolina Sokolonski aprovado para o Congresso Brasileiro de Informática na Educação está relacionado ao seu doutorado e foi produzido em co-autoria com os professores Alírio Sá e Raimundo Macêdo, ambos da Universidade Federal da Bahia (Ufba).  Intitulado ‘Robótica Educacional como Facilitadora do Aprendizado do Raciocínio Computacional: Revisão Sistemática da Literatura’, o texto avalia “o estado da arte” da área de Robótica Educacional e Raciocínio Computacional “através de uma Revisão Sistemática da Literatura envolvendo todos os níveis de ensino, considerando o cenário mundial e utilizando métricas quantitativas e qualitativas”. O artigo será publicado no Simpósio Brasileiro de Informática na Educação (SBIE) que acontece paralelamente ao Congresso Brasileiro de Informática na Educação.