Estreia em versão virtual a 4ª edição do encontro ‘Diálogos Lítero-musicais’
A Sociedade Lítero Musical Minerva Cachoeirana e o Coletivo OXE: literatura baiana contemporânea promovem a 4ª edição do encontro Diálogos Lítero-musicais (DLM). Este ano, devido à pandemia, o evento está sendo realizado em formato virtual, através do canal do OXE no YouTube e no Facebook da Minerva. A abertura foi realizada nesta terça-feira (27), às 17h, com a Mesa Temática: O ensino de música na Filarmônica Minerva Cachoeirana. Logo em seguida, houve apresentação da Filarmônica.
A edição deste ano conta com mesas temáticas, oficinas, contações de histórias e performances lítero-musicais. A programação completa está disponível no site do evento.
Desta quarta (28) até o próximo sábado (31), das 10h às 12h, acontecem as oficinas, cujos conteúdos incluem: instrumentos de percussão; literatura, música, cabelo e ancestralidade. Contará também com programação voltada ao público infanto-juvenil através das lives de contação de história. Nas Mesas, também será abordado: Musicalidade e Juventude na Bahia; Palavra, cantos e ritos na Bahia; Poesia e música independente no Recôncavo.
O Diálogos reúne produtores(as) de arte e cultura do Recôncavo e da Bahia com mesas temáticas, oficinas, contação de histórias e ações performáticas que trabalham o campo literário, o musical e suas interseções expressivas. Estimula, sobretudo, a troca de experiências entre jovens que produzem, pesquisam e vivenciam manifestações culturais tradicionais da região.
Dentre convidados(as), nomes de destaque no cenário cultural baiano, musicistas, escritores(as), pesquisadores(as), arte-educadores(as), produtores(as) e artistas:
|
|
|
A programação inclui também ações performáticas, falas e oficinas de integrantes do OXE e da Minerva: Maestro Clarício Marques, Silas Daniel, Thailane Pereira, Gal Meirelles, Rodrigo Carvalho, Livia Eduarda.
POESIA SALVA: este é o lema que moverá os cinco dias de evento. Mesmo com os desafios da mediação tecnológica, o quarto DLM propõe pensar a arte e cultura como potência que mobiliza o encontro. Neste momento difícil e atípico em todo mundo, como é necessário nos manter conectadas à experiência poética como pensamento de liberdade e cura.
As três últimas edições do evento ocorreram em Cachoeira, na sede da Minerva - instituição fundada em 1878, que apresenta relevante valor sociocultural e desenvolve, até os dias atuais, formação musical na cidade voltada ao público jovem. Por ocorrer no mesmo período da Festa Literária Internacional de Cachoeira (Flica), o evento se propõe como espaço alternativo à programação oficial, priorizando a participação de artistas e moradores de Cachoeira e cidades circunvizinhas.
Uma delas é Santo Amaro, cidade onde foi criado o coletivo OXE, em 2014, grupo que é composto por estudantes do IFBA – Campus Santo Amaro, da Ufba e Uneb. O coletivo promove atividades de mediação leitora e ações artísticas voltadas a produção literária do estado da Bahia na contemporaneidade.
Outras informações Instagram @projetooxe, @minervacachoeirana, Facebook do OXE e da Minerva.
Com informações da Coordenação de Comunicação do Campus Santo Amaro.