Notícias
Consup prorroga vigência de atividades educacionais não presenciais emergenciais
Pauta da 6ª reunião ordinária do Conselho Superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (Consup/IFBA), realizada ontem (17), as Atividades Educacionais Não Presenciais Emergenciais (Aenpe), nos cursos técnicos, superiores e de pós-graduação, foram prorrogadas para até quando perdurarem a pandemia e as condições sanitárias locais que tragam riscos à segurança das atividades letivas presenciais.
De acordo com o pró-reitor de ensino, Philipe Carvalho, “com essa decisão, os campi continuarão a implementar, excepcionalmente, as atividades acadêmicas curriculares de forma não presencial, com vistas à integralização da carga horária mínima de cada curso que estejam nos períodos letivos de 2020. Os estudantes deverão ser matriculados nas Aenpe ofertadas nos campi, mas continuarão com a flexibilização a respeito de solicitação de cancelamento ou trancamento de matrícula, de avaliação sem registro de reprovação na média e sem cômputo deste período para fins de jubilamento nos cursos”.
Outra decisão do conselho diz respeito aos estágios não remunerados e demais práticas profissionais executadas pelos estudantes de forma presencial, que estavam suspensos e agora serão permitidos - como já têm sido com os estágios remunerados - desde que sejam seguidos os protocolos de biossegurança recomendados pelo Plano de Contingência Institucional e pelas autoridades sanitárias.
“A Pró-Reitoria de Ensino acredita que com essa decisão colegiada, o IFBA reafirma seus compromissos com uma oferta de educação profissional e tecnológica para a comunidade baiana, mantendo, excepcionalmente, o formato das Aenpe com a finalidade de preservar a integridade da saúde física e emocional de servidores (as) e de estudantes diante da ameaça da Covid-19”, enfatiza Carvalho.
Última reunião ordinária em 2020
Outros temas compuseram a pauta da 6ª e última reunião ordinária do Consup em 2020, entre eles, as eleições do conselho - biênio 2021-2023 e as eleições dos campi com menos de cinco anos. A proposta de criação e implementação da Política de Prevenção e Combate ao Assédio Sexual no IFBA que estava na pauta inicial será discutida em uma nova reunião.
Notícia relacionada: Consup discute manutenção das atividades não presenciais em 2021