Vitória da Conquista assina convênio do programa Cidadão Aprendiz
No útlimo dia 20, uma cerimônia que deu início ao convênio firmado entre o Campus Vitória da Conquista , Prefeitura Municipal e o Ministério do Trabalho de Vitória da Conquista, que consiste em proporcionar a 30 jovens uma oportunidade de aprendizagem profissional por meio do programa Cidadão Aprendiz.
O Cidadão Aprendiz é um programa vinculado aos órgãos de acolhimento da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social, que busca inserir jovens em situação de vulnerabilidade social ou econômica no mercado de trabalho. Os selecionados serão empregados em secretarias da prefeitura. Para o prefeito Herzem Gusmão, esse é somente o pontapé inicial. "Essa experiência vai se estender a outras prefeituras da região e outras empresas, indústrias, comércio, serão todos conclamados a estar inseridos nessa proposta de resgate aos jovens sem oportunidade", afirma.
O papel do Instituto nessa parceria é promover a qualificação teórica desses jovens. O diretor de ensino Manoel Nunes acredita que esse projeto é essencial para que haja uma interação entre o Instituto e a comunidade externa. "Com isso, o IFBA está cumprindo uma de suas missões, que é a de extensão, de trabalhar junto com a comunidade, abrindo suas portas", completa.
A parte pedagógica do projeto Cidadão Aprendiz será de responsabilidade do Portal da Inovação & Qualidade Inq.Ifba coordenado pela professora Graça Bittencourt e terão como instrutores os alunos do curso de Sistemas de Informação do IFBA: Lidiana Vieira, Lorena Leal e Ricardo Lima. Neste projeto o portal desenvolveu um programa de gestão educacional para gerenciar as ações das aulas que terão uma duração de dois anos. Cabe ressaltar, que os cursos técnicos disponíveis atualmente na instituição, também participarão do programa, complementando os estudos em sala de aula, através de palestras nas áreas de segurança do trabalho, meio ambiente, gestão, entre outras.
Outra importante parceria desse projeto é com a empresa EPCL Empreendimentos, que será responsável pelo contrato de aprendizagem. Com esse contrato, o jovem terá direitos trabalhistas, com salário mínimo proporcional à jornada, FGTS com alíquota de 2%, vale transporte e seguro de vida.
Por Patrícia Sousa - estagiária supervisionada
Comunicação Campus Vitória da Conquista