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Comunicado nº 01 - Atualizações a respeito das atividades do IFBA

publicado: 17/07/2020 14h42, última modificação: 17/07/2020 14h47

À Comunidade Acadêmica,

Caros servidores, discentes e colaboradores,

Inicialmente, gostaríamos de fazer um breve relato do histórico dos acontecimentos, com um resumo sucinto das ações da nossa equipe nesses seis primeiros meses de gestão (mandato 2020-2023), bem como informar-lhes sobre as atividades do campus durante esse período de distanciamento social por força da pandemia da COVID-19.

Em janeiro de 2020, iniciamos a gestão do campus em pleno período de férias docentes.  Logo em seguida, em 16 de março de 2020, interrompemos as atividades presenciais (administrativas e acadêmicas) em função da pandemia da COVID-19, mantendo apenas as atividades essenciais no instituto. Naquela ocasião, não imaginávamos que ficaríamos tanto tempo em quarentena. O fato é que esse período está sendo complexo e desafiador. Nesse sentido, estamos nos dedicando a reorganizar e a aprender a ressignificar nosso trabalho em relação ao ensino, à pesquisa e à extensão, tudo isso em meio a uma crise socioeconômica e de vulnerabilidade psicossocial sem precedentes, decorrente da pandemia da COVID-19. Este cenário deverá ser mantido por meses e ainda não sabemos afirmar até quando.

O campus e a Reitoria do IFBA realizaram consulta à comunidade, buscando informações sobre as condições de acesso à internet dos discentes, e as habilidades e aspectos formativos dos professores para produção e utilização de conteúdos digitais pedagógicos, bem como a possibilidade de implementação de meios de aprendizagem online. Apesar do anseio dos docentes, discentes e de toda a sociedade, é importante afirmar que um percentual significativo dos estudantes do IFBA não tem à acesso internet e/ou experiência mínima em recursos educacionais digitais. Além disso, temos que pensar na permanência e êxito de nossos estudantes. Enfim, o instituto está mobilizado na busca de soluções para viabilizar o retorno as aulas, seja na forma hídrida e/ou remota. Afirmamos que esse retorno está sendo conduzido de forma responsável e seguindo os protocolos de prevenção e recomendações das autoridades sanitárias.

No que se refere às atividades acadêmicas e administrativas do campus, afirmamos que as ações internas continuam ocorrendo e estamos mantendo uma maratona de reuniões e operações diversas, predominantemente, na forma remota. Até o presente momento, mesmo com as aulas suspensas, toda a equipe de gestão realizou e/ou vem realizando uma série de atividades, a saber:

Ações de cunho acadêmico e administrativo em andamento e/ou realizadas:

1) Criação da Diretoria Acadêmica, que passa a responder pelos cursos de graduação do campus;

2) Constituição do Comitê Local de Prevenção da COVID-19, para acompanhamento dos cenários da pandemia, com elaboração de diretrizes acadêmicas e adequação da infraestrutura do campus;

3) Reformulação dos Projetos Pedagógicos dos Cursos (PPCs) do Ensino Médio;

4) Atualização dos PPCs dos cursos de graduação em conformidade com as atuais Diretrizes Curriculares Nacionais (DCNs);

5) Reuniões periódicas com as coordenações e/ou setores diversos do campus;

6) Constituição da Comissão do Regimento Interno do campus, com reuniões periódicas;

7) Constituição da Comissão Local de  Elaboração, Implementação, Acompanhamento e Avaliação do Plano de Permanência e Êxito no âmbito do campus;

8) Realização da primeira Colação de Grau extraordinária na forma virtual;

9) Viabilização da primeira de muitas defesas de Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) via webconferência;

10) Realização da tramitação integral dos processos de progressão de carreira docente via sistema Sistema Eletrônico de Informações (SEI);

11) Organização dos espaços internos do campus, com alocação da maioria das coordenações dos cursos técnicos e de graduação no Bloco F, adjacente à Diretoria de Ensino (DEN) e à Diretoria Acadêmica (DAC);

12) Alocação de espaços do Centro Vocacional Tecnológico (CVT) para as coordenações de pesquisa, extensão, ensino à distância (EAD) e INQ.IFBA;

13) Alocação de espaços do CVT para as empresas juniores e para o Núcleo de Inovação Tecnológica e Empreendedorismo (NITE);

14) Criação da Comissão de Eventos, Cerimonial e Protocolo, com reuniões periódicas visando, dentre outras coisas, regulamentar e criar um manual de procedimentos para realização dos eventos do campus;

15) Criação de comissão para regulamentação dos laboratórios do campus;

17) Atualização do site oficial do campus;

18) Elaboração do Protocolo de Prevenção COVID-19;

19) Aquisição e distribuição de kits de alimentos para discentes de cursos técnicos com recursos financeiros do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE);

20) Pagamento de Auxílio Emergencial aos estudantes em situação de vulnerabilidade socioeconômica agravada pelos impactos causados pela da pandemia da COVID-19;

21) Elaboração de sugestões de revisão da atual Política de Assistência Estudantil em vigor no instituto;

22) Divulgação mensal no site, a partir de julho, da Execução Orçamentária e Financeira do Campus.

Ações de natureza acadêmica e/ou administrativa em análise:

1) Protocolo de identidade visual do campus, com pintura e reformas diversas;

2) Ampliação da área da biblioteca;

3) Criação de setor de arquivo e memórias;

4) Implantação do espaço de convivência do campus;

5) Elaboração e execução de projeto de paisagismo;

6) Elaboração e execução de projeto de ampliação e reforma do estacionamento;

7) Realização das podas das árvores do campus;

8) Criação da Comissão Permanente de Processo Seletivo para divulgação dos cursos do IFBA e do campus;

9) Elaboração do manual do discente e do servidor;

10) Capacitação para os docentes do IFBA em Tecnologias de Ensino Remoto;

11) Divulgação trimestral na página da Diretoria de Contabilidade, Orçamento e Finanças (DCOF) das Demonstrações Contábeis e Notas Explicativas.

Enfim, o Instituto Federal está se mobilizando. Embora ainda existam muitas perguntas, temos uma certeza: o caminho para essa reinvenção é uma construção coletiva, algo ainda por fazer, com base na colaboração, na solidariedade e na ciência.

Aproveitamos para agradecer a todos os servidores que estão contribuindo de forma direta e indireta para o crescimento do campus, seja nas comissões de trabalho, seja assumindo funções na equipe de gestão.

Enfim, desejamos a todos saúde. Fiquem bem!

Observação: quaisquer outras informações e/ou esclarecimentos podem ser obtidos por meio dos e-mails da Diretoria de Ensino (den.vdc@ifba.edu.br), da Diretoria Acadêmica (dac.vdc@ifba.edu.br), da Diretoria Administrativa (dap.vdc@ifba.edu.br) e do gabinete da Direção Geral (conquista@ifba.edu.br).

Saudações a todos!

Diretoria de Ensino

Diretoria Acadêmica

Diretoria Administrativa

Direção Geral