Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Inscrições abertas para CPA e CSA – Campus de Salvador Imprimir E-mail
Qua, 29 de Setembro de 2010 17:37

Até o dia 8 de outubro, estão abertas inscrições para o registro de candidaturas no processo eleitoral que escolherá membros representantes de segmentos internos da CPA (Comissão Própria de Avaliação) e da CSA (Comissão Setorial de Avaliação) do Campus de Salvador no Setor de Protocolo de cada campus no horário das 8 às 20 horas.

A autoavaliação institucional, aos moldes do Sinaes (Sistema Nacional de Avaliação da Educação Superior), ocorreu nos anos 2005 (avaliação global e aspectos didático-pedagógicos das modalidades de ensino em todos os campi - Lei nº. 10.861/2004); 2006 (avaliação dos aspectos didático-pedagógicos da Educação Superior); 2007-2008 (avaliação similar a 2005).

“A avaliação é uma ferramenta de gestão que auxilia a administração a conhecer as potencialidades e as carências da instituição, subsidiando tomada de decisões com vistas à melhoria e à manutenção da qualidade de Ensino, Pesquisa e Extensão”, afirma a professora Walderez Faillace Schilling, da Comissão Eleitoral, responsável pelos docentes do Ensino Técnico Tecnológico.

Como funciona a CPA?


Estabelecida pelo Sinaes, a CPA é o órgão colegiado formado por membros de todos os segmentos da comunidade acadêmica e de representantes da sociedade civil organizada.

Ela tem, por atribuições, a condução de processos de avaliação internos da instituição, a sistematização e a prestação de informações solicitadas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP), considerando diretrizes, critérios e estratégias emanados da Comissão Nacional de Avaliação da Educação Superior (Conaes).

A CPA tem atuação autônoma em relação a conselhos e demais órgãos colegiados existentes na instituição. Por meio de aplicação de questionários impressos e e eletrônicos, ela envolve, na análise, todos os níveis e as modalidades de ensino do Instituto, contemplando cursos de graduação e pós-graduação e ensino médio e técnicos nas modalidades Subsequente, Integrado e Proeja.

E a CSA?

Desenvolve atividade juntamente com a CPA e tem a finalidade de implementar e acompanhar as atividades inerentes ao processo de autoavaliação do seu respectivo Campus.

Comissão Eleitoral

Discente Julio César Santos Silva (responsável pelos discentes dos cursos médio Integrado, Subseqüente e Proeja);
Discente Bruno Bueno Baldez (responsável pelos discentes dos cursos superiores);
Técnico Antonio Cesar Souza dos Santos (responsável pelos técnicos administrativos);
Professora Walderez Faillace Schilling (responsável pelos docentes do ensino técnico tecnológico);
Professora Eloisa Santos Pinto (presidente da comissão eleitoral e responsável pelos docentes do magistério superior).