create gmail accountgmail signgmail sign inforgot gmail account

Instituto Federal de Educao Cincia e Tecnologia da Bahia - IFBA

Portal do Aluno
Duas equipes do câmpus Salvador estão na fase final da 7ª ONHB Imprimir E-mail
Sex, 26 de Junho de 2015 21:26

A fase final da 7ª Olimpíada Nacional em História do Brasil – ONHB contará com a participação de 302 equipes de todo o Brasil, sendo duas do câmpus Salvador do IFBA. "TIME D" e "Força Estudantil Baiana - FEB" são os nomes das duas equipes finalistas do Instituto.

 

Segundo o professor Fábio Baldaia, orientador da equipe “Time D”, a olimpíada proporciona uma experiência potencializada de ensino-aprendizagem. “Após participar da ONHB, o estudante alarga sua visão sobre a natureza dos processos históricos e das formas de reconstruí-los cientificamente. Isto tem um impacto na sua formação social, na percepção da relação da história com as demais disciplinas das ciências sociais e na capacidade de resolver questões de vestibulares e Enem”.

 

Cada equipe classificada é formada por quatro componentes, sendo um docente orientador e três alunos. A "Força Estudantil Baiana - FEB" tem como membros a professora Wayra Silveira e os alunos do curso técnico integrado de química Walter Gabriel Neves Cruz, Walter da Silva Júnior e Luiza Santana Ninck Souza. Além do professor Fábio Baldaia, a “Time D” também é composta pelas estudantes de química Elizabete Araújo, Kamilla Carvalho Santos e Sabrina Bomfim Marques da Silva.

 

Promovida pela Universidade Estadual de Campinas – Unicamp, a competição começou com quase 4 mil equipes e teve cinco fases online, contando com análise de documentos históricos, simulando o trabalho do historiador, e diversas atividades de pesquisa e escrita. A fase final será presencial, devendo ocorrer nos dias 15 e 16 de agosto, em Campinas, São Paulo.

 

 

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

 
Alunos do câmpus Salvador são aprovados para 2ª fase da OBMEP 2015 Imprimir E-mail
Sex, 26 de Junho de 2015 19:53

Saiu a lista de aprovados para a segunda fase da Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas 2015 (OBMEP). Participam da lista 117 estudantes do câmpus Salvador do IFBA. A prova desta fase da competição será realizada no dia 12 de setembro deste ano, em local e horário a serem divulgados pela organização da olimpíada.

 

As aulas do curso preparatório para as olimpíadas nacionais de matemática, promovido pelo Departamento Acadêmico de Matemática do câmpus, continuam ocorrendo às segundas, quartas e sextas-feiras, das 12h20 às 13h20, sob a responsabilidade dos docentes Acélio Rodrigues e Fellipe Antônio Leite. Mais informações: (71) 2102-9522.

 

 

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

 

Leia mais

Prova da 1ª fase da OBMEP será nesta terça (2)

Olimpíada interna de matemática acontece nesta sexta-feira (29)

Câmpus Salvador oferece curso preparatório para olimpíadas de matemática

 
Exame Toefl em Eunápolis, Paulo Afonso e Salvador Imprimir E-mail
Sex, 26 de Junho de 2015 11:08

Alunos de graduação e pós-graduação regularmente matriculados, e servidores ativos com  matrícula siape há mais de seis meses podem se inscrever para participar do exame Test of English as a Foreign Language--Institutional Testing Program (Toefl ITP) a ser realizado nos  câmpus Eunápolis, Paulo Afonso e Salvador.

 

O Toefl é um teste de proficiência em inglês  que é necessário para quem pretende participar do curso gratuito de inglês online do Idiomas sem Fronteiras e de editais do Ciência sem Fronteiras.

 

As inscrições devem ser realizadas através do site isfaluno.mec.gov.br, e o prazo varia de acordo com a data da aplicação em cada unidade. Em Salvador, a prova acontece dia 8 de julho, e as inscrições podem ser realizadas até o dia 5. Em Eunápolis o exame será dia 31 e as inscrições vão até o dia 28. No câmpus Paulo Afonso, a prova acontece no dia 1º de agosto e as inscrições seguem até o dia 29 de julho.

 

Leia mais: Abertas inscrições para o Toefl

 
Câmpus Salvador prepara alunos para OBFEP 2015 Imprimir E-mail
Seg, 15 de Junho de 2015 17:01

O departamento acadêmico de física no câmpus Salvador do IFBA está oferecendo aulas de revisão dos conteúdos programáticos da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP), que já premiou vários alunos da instituição, desde que foi criada em 2010.

 

Sob a coordenação dos professores Alessandro Barros e Victor Mancir, as aulas preparatórias começaram no início deste mês e vão até o dia 06 de agosto. Podem participar estudantes dos cursos técnicos integrados, incluindo os da modalidade de Educação de Jovens e Adultos (EJA).

 

A prova da primeira fase da OBFEP 2015 será aplicada no dia 13 de agosto, no próprio câmpus. Os interessados não precisam efetuar inscrição, apenas comparecer no dia da prova. No dia 18 do mesmo mês, haverá a divulgação do gabarito da primeira fase. E dia 20 de outubro, está marcada a prova da segunda fase.

 

cronograma-de-aulas-obfep2015

 

OBFEP

 

Destinado a estudantes do ensino médio e do último ano do ensino fundamental, e visando a valorização da escola pública e do estudo das ciências, especialmente da física, a OBFEP é uma promoção do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) através do CNPq, com o apoio do Ministério da Educação (MEC), constituindo um programa permanente da Sociedade Brasileira de Física (SBF), responsável por sua execução.

 

Mais informações sobre as aulas, na fan page dos organizadores do treinamento, pelo telefone (71) 2102-9527 ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

Divisão de Comunicação - câmpus Salvador

 
Câmpus Salvador prorroga inscrições para edital da Cisa Imprimir E-mail
Sex, 12 de Junho de 2015 17:40
As inscrições de projetos extensionistas para o edital Direc-Cisa-Depae nº 1/2015, que terminariam hoje (12), forram prorrogadas para até o dia 26 de junho. Podem participar estudantes, professores e técnicos-administrativos do câmpus Salvador do IFBA, interessados em promover ações com foco na sustentabilidade ambiental, priorizando a redução do desperdício, do consumo e da geração de rejeitos.

Houve também modificações nos demais prazos constantes no edital:
Inscrição das propostas - 01/06/2015 a 26/06/2015
Avaliação das propostas - 29 e 30/06/2015
Divulgação dos resultados preliminares - 01/07/2015
Solicitação de parecer e recurso - 03 e 06/07/2015
Período de análise dos recursos - 07 e 08/07/2015
Divulgação dos Resultados Finais - 08/07/2015
Entrega de documentação - 09 e 10/07/2015
Início da Execução dos projetos - 13/07/2015
Término da Execução dos projetos - 30/12/2015
Apresentação do relatório parcial - 01/10/2015
Apresentação do relatório final - 30/01/2016

Água, energia, resíduos, educação ambiental, compras sustentáveis e construções verdes são as áreas temáticas prioritárias do edital. Mais informações, através do telefone (71) 2102-9529 ou do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

Divisão de Comunicação - câmpus Salvador

 

Leia mais

Câmpus Salvador abre inscrições para edital da Cisa
 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 106