Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Portal do Aluno
Evento no câmpus Eunápolis discute violência e construção de sociedade igualitária Imprimir E-mail
Sex, 21 de Novembro de 2014 17:35

O IFBA câmpus Eunápolis recebe até o dia 22 a primeira edição do projeto “Aya: semeando a resistência”. Com o tema “As faces da violência contra o negro, olhares que tocam e libertam”, o projeto conta com a participação de alunos, professores e da sociedade, e visa refletir acerca da pluralidade, a diversidade e a inclusão. Durante o evento serão realizadas apresentações culturais, apresentação de trabalhos, oficinas e mesas-redondas.

 

No primeiro dia de programação o Aya recebeu o representante da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR) Felipe Freitas, que lembrou o papel do IFBA na reflexão do tema: “Os institutos federais têm sido fundamentais numa agenda de democracia de garantia de cidadania no Brasil”. Além dele, o primeiro dia do evento também contou com a presença da professora Maria Rita Santos, mestre em Educação e coordenadora do Preafro (pré-vestibular para afrodescendentes).

 

Adaptado da Comunicação do IFBA câmpus Eunápolis

 
Estudantes do IFBA podem submeter propostas para Uma ideia na cabeça/Uma inovação na mão até dia 10 Imprimir E-mail
Qui, 13 de Novembro de 2014 14:42

A coordenação de Inovação Tecnológica (CIT), vinculada à Pró-reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PRPGI) do IFBA, recebe até o dia 10 de dezembro, propostas de ideias inovadoras para a 5ª edição do concurso Uma ideia na cabeça/ Uma inovação na mão. Podem submeter propostas estudantes de todos os níveis de ensino, regularmente matriculados no Instituto.

 

Os interessados devem enviar as propostas junto com a ficha de inscrição, devidamente preenchida, através de correio (mediante registro postal); do protocolo do IFBA ou do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. . Os materiais submetidos serão analisados levando em consideração o ineditismo, aplicação prática, clareza, consistência e viabilidade de desenvolvimento da ideia. Serão premiados os três primeiros colocados. A previsão é que o resultado seja divulgado no dia 24 de janeiro de 2015.

 

O Concurso tem como objetivo principal disseminar a cultura de inovação no IFBA, por meio de ações de reconhecimento e estímulo às ideias inovadoras. Mais informações podem ser consultadas, através do edital, dos telefones (71) 3221 – 0335 /0336 e do endereço eletrônico Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 
Alunos do IFBA Eunápolis são premiados na Febrat Imprimir E-mail
Sex, 07 de Novembro de 2014 17:19

Dois projetos de alunos do câmpus Eunápolis conquistaram os 3º e 9º lugares entre os 215 projetos selecionados para a II Feira Brasileira dos Colégios de Aplicação e Escolas Técnicas (Febrat), que aconteceu nos últimos dias 06 a 09 de Outubro e foi promovida pelo Centro Pedagógico da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

 

Segundo a professora Keyla Rabelo, os projetos foram o resultado de uma proposta interdisciplinar surgida nas aulas de língua portuguesa. Os alunos foram desafiados a identificar, na comunidade na qual estavam inseridos, uma questão (problemática) a ser investigada e articulá-la com os conhecimentos técnicos adquiridos ao longo do curso técnico integrado em Meio Ambiente.

20141008_114047

 

Ainda segundo Keyla, feito isso, deveriam, ainda, convidar professores da área técnica que pudessem colaborar como coorientadores de suas pesquisas. Os projetos foram realizados ao longo do ano de 2014 e, em julho, foram inscritos na feira.

 

20141008_083444

Os alunos competiram na Categoria B (ensino médio), nas áreas das Ciências Agrárias, Ciências Exatas e da Terra e Engenharia, com os projetos “Recuperação da Área do Lixão de Eunápolis-BA (PRALE)”, elaborado pelas alunas Agnna Silveira, Beatriz Magalhães, Carolina Santos e Júlia Rovena, e “Movimento Sem Terra (MST) e os impactos socioambientais” elaborado pelas alunas Kerenn Santos, Julie Vargens, Fabiana Santos e Gleiciele Santos.Os projetos conquistaram, respectivamente, o 3º e 9º lugares.

 

Além da certificação de participação e apresentação de trabalhos na II Febrat, os alunos terão seus artigos científicos publicados nos anais do evento.

 
Reitor do IFBA destaca a importância do IX Connepi Imprimir E-mail
Sex, 07 de Novembro de 2014 16:11

Encerrou na última quinta-feira, 06, a IX edição do Congresso Norte Nordeste de Pesquisa e Inovação (Connepi) e primeira do Universo IF que acontece desde a última segunda feira, 03, no Centro de Convenções Pedro Neiva de Santana, em São Luís, capital maranhense.

 

Na composição da mesa de abertura do evento, no dia 03, estiveram presentes: o reitor doIFBA, Renato Anunciação, o reitor do IFMA, Roberto Brandão, que na ocasião também estava representando outros IFs; Luciano de Oliveira Toledo, representando Aléssio Trindade, Secretário de Educação Profissional e Tecnológica (SETEC); José Ferreira Costa, secretário de Estado de Ciência e Tecnologia e Ensino Superior, que no evento também representava a governadora do Estado, Roseana Sarney; Tati Lima, secretária de Informação e Tecnologia, ela também veio representar o prefeito de São Luís, Edivaldo Holanda Júnior; a pró-reitora de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação do IFMA, Natilene Brito; e Edilson Baldez, presidente da Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (Fiema).

 

15528324997_15abfd4509_z


Para Renato Anunciação, o evento representa uma oportunidade para os alunos divulgarem os trabalhos de pesquisa realizados durante a sua passagem pelo Instituto. “O Connepi tem uma importância muito grande para a rede e para a pesquisa no país porque ele socializa e divulga os trabalhos de pesquisa e inovação feitos por nossos alunos, servidores e docentes”, explicou.

 

15690222956_c45c0d701d_z

 

O reitor também elogiou as pesquisas desenvolvidas hoje no IFBA. “São trabalhos na área de robótica, automação, petróleo e gás [entre outros]. Isso dá visibilidade aos projetos de pesquisa dentro da rede, fortalecendo o processo de aprendizado e desenvolvimento dos alunos frente às tecnologias”, afirmou Renato.

 

Em sua fala, Roberto Brandão, reitor do IFMA, pontuou a importância de eventos dessa magnitude já que atualmente todo o país está com o olhar voltado para a ciência e a tecnologia. “Já somos referência em fazer educação profissional com excelência e vocês, acadêmicos, são os maiores responsáveis por isso. O Connepi e o Universo IF são uma mostra para que os institutos federais apresentem do que somos capazes”.

 

Adaptado da Comunicação do IFMA

Atualizada em 19 de novembro de 2014, às 9h25

 

Leia Mais: Alunos do IFBA participam do Connepi 2014 no IFMA

 


 
Projeto Cinema no Câmpus divulga programação de novembro Imprimir E-mail
Qua, 05 de Novembro de 2014 14:39

O projeto “Cinema no Câmpus”, iniciativa da área de humanidades do câmpus Salvador do IFBA, exibe, durante o mês de novembro, vídeos temáticos sobre o período da Ditadura Militar.

 

Os destaques são para os filmes Zuzu Angel, que conta a história da estilista que teve o filho preso em um quartel no Rio de Janeiro; Tatuagem, que apresenta a narrativa de uma trupe teatral de shows ousados, incluindo cenas de nudez; Marighella, que se debruça sobre a vida de um dos maiores inimigos da Ditadura Militar no Brasil, o líder comunista e parlamentar Carlos Marighella, autor do Manual do Guerrilheiro Urbano; além do documentário Dossiê Jango, que discute o suposto assassinato do ex-presidente João Goulart.

 

As exibições ocorrem nas terças e sextas-feiras, às 14h e 10h30, respectivamente, no auditório de física e no 3º andar do prédio administrativo. Confira aqui mais detalhes sobre a programação deste mês.

 

Leia mais

Cinema no Câmpus acontece em Salvador

 

Divisão de Comunicação - câmpus Salvador

 

 

 

 

 

 

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 93