Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Portal do Aluno
Estudantes do câmpus Salvador ganham medalhas nos Jogos dos Institutos Federais (Jifs) 2014 Imprimir E-mail
Seg, 29 de Setembro de 2014 11:18
DSC02852ed

 

Dois estudantes do câmpus Salvador do IFBA trouxeram medalhas para a Bahia ao participarem dos Jogos dos Institutos Federais (Jifs), que, neste ano, aconteceram de 19 a 23 de setembro, no Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN), em Natal.

 

Os alunos do curso técnico de refrigeração Leonardo Santos e Ramon Conceição ficaram em 3º lugar no judô, na categoria leve e meio-leve, respectivamente. Leonardo ainda conquistou o 2º lugar na categoria absoluto. Os jovens também integraram a Equipe Nordeste, campeã na disputa das regiões, com o 1º lugar, totalizando cinco medalhas: duas de ouro, uma de prata e duas de bronze.

Na etapa regional, que ocorreu no Instituto Federal do Piauí (IFPI), de 24 a 29 de agosto, os estudantes foram acompanhados pelo professor Enobaldo Ataíde, enquanto, na nacional, estiveram ao lado dos docentes Marcela Freitas (chefe da delegação) e Geraldo Antônio Cardoso (técnico). A professora Claudete Blatt fez parte da comissão disciplinar do evento.

 

Atualizada em 29 de setembro de 2014 às 16h36

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

 

 

 
Lista de Estudantes convocados para o ENADE 2014 está disponível Imprimir E-mail
Sex, 26 de Setembro de 2014 18:25
Está disponível no site do Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), a lista de estudantes convocados para o ENADE 2014. O exame é voltado para os estudantes concluintes de cursos de bacharelado, licenciatura e tecnológicos, e é requisito para emissão do diploma.

A lista deverá ser divulgada amplamente nos respectivos câmpus. Os alunos do IFBA devem se informar diretamente no seu câmpus, pois o acesso ao sistema com a lista de convocados é restrito aos coordenadores dos cursos.

A prova ocorrerá no dia 23 de novembro.

De 21 de outubro a 23 de novembro, os estudantes deverão responder eletronicamente ao questionário do estudante e consultar o local de prova no sistema do Inep.

Atualizada em 29 de setembro, às 16h30
 
Câmpus Salvador: Diretoria de Ensino divulga nota sobre boato do toque de recolher Imprimir E-mail
Sex, 26 de Setembro de 2014 13:07

Em virtude dos rumores sobre "toque de recolher" no bairro do Barbalho, nesta sexta-feira, 26, a Diretoria de Ensino do Câmpus Salvador do IFBA informa que entrou em contato com o Comando da Polícia Militar e não foi confirmada a ocorrência de arrastão ou invasão de criminosos no Instituto Central de Educação Isaías Alves (Iceia), resultando na morte de um estudante. Segundo a PM, o "toque de recolher" nada mais é do que boato. Diante disso, a Diretoria de Ensino esclarece que as atividades serão mantidas normalmente no Câmpus Salvador.

Divisão de Comunicação - câmpus Salvador

 
Porto Seguro sedia seminário de iniciação científica Imprimir E-mail
Sex, 19 de Setembro de 2014 13:02

Entre os dias 1º a 3 de outubro, acontece o XI Seminário de Iniciação Cientifica, Tecnológica e Inovação (Sicti), no câmpus Porto Seguro. O evento é anual e tem como objetivo divulgar e avaliar os resultados das pesquisas desenvolvidas pelos alunos bolsistas que participam dos Programas de Iniciação Científica (Pibic) e de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológica e Inovação (Pibiti).

 

Os participantes já pode consultar a programação com as apresentações orais.

 

Até a próxima sexta-feira 26 de setembro, os arquivos com as apresentações devem ser enviados para o e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. , de acordo com o template padrão, constando no campo “assunto” da mensagem NOME DO BOLSISTA/DATA APRESENTAÇÃO (xx_10_2014). A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi) informa que as apresentações serão disponibilizadas exclusivamente na rede interna do câmpus, não sendo permitida ao estudante a instalação no momento da apresentação.

 

Mais informações podem ser obtidas aqui.

 
Semana de meio ambiente acontece em Vitória da Conquista Imprimir E-mail
Sex, 19 de Setembro de 2014 09:42

A II Semana de Meio Ambiente, realizada nos 11 e 12 de setembro, contou com uma programação diversificada, atendendo a proposta do tema “Para novos desafios ambientais, novos saberes”. O objetivo foi debater questões ambientais e mostrar alternativas para solucionar problemas e desafios que permeiam a degradação do meio ambiente.

 

Para o estudante do curso de engenharia ambiental, Adeid Rodrigues, o evento se transforma em uma excelente oportunidade de expandir conhecimentos além da sala de aula: “a Semana de Meio Ambiente é muito enriquecedora, os minicursos foram muito bem colocados, as palestras foram de grande importância, porque permite ao aluno adiantar sua atividade no futuro”. Adeid relata ainda que as experiências trazidas pelos profissionais que ministraram as palestras e minicursos ajudam os estudantes a adquirirem mais conhecimento da atuação do profissional, mesmo dentro da faculdade, servindo de direcionamento na área em que vão atuar futuramente.

 

As alunas do curso técnico em eletromecânica, Jasmin Ferraz e Larissa Machado, destacaram o projeto do Sistema Aquapônico como o mais interessante. A Aquaponia é o resultado da interligação entre dois sistemas distintos, a piscicultura e a hidroponia (cultivo de plantas sem solo, através de água enriquecida com nutrientes), gerando dois produtos finais, que são os vegetais e os peixes. A estrutura do projeto ficou exposta para o público.

 

O evento abordou as principais causas dos problemas ambientais e discutiu as alternativas existentes para enfrentar os desafios ambientais, com um olhar especial para as questões que estão diretamente relacionadas com o município de Vitória da Conquista e região.

 

O professor Felizardo Adenilson Rocha palestrou sobre o reuso da água na agricultura e falou sobre a importância de implantar a técnica na cidade, que periodicamente sofre com a falta de água. “O reuso passa a ser uma alternativa em nossa região na medida em que sendo utilizada para agricultura e economiza a água de qualidade, vinda dos cursos de água para o consumo humano”, afirma.

 

 

Coordenação de comunicação – câmpus Vitória da Conqusita

 

Leia mais: Vitória da Conquista realiza semana de meio ambiente

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 88