Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Portal do Aluno
Aluno de Jacobina apresenta projeto em Valente Imprimir E-mail
Qui, 26 de Março de 2015 10:36

DSC05887_1O estudante do câmpus Jacobina, Iago Santos – que desenvolveu um sistema eletromecânico que reutiliza a água da máquina de lavar na descarga do banheiro – e o professor Andson Rocha apresentaram o projeto, na última segunda-feira (23), em Valente (BA), durante evento que comemorou o dia mundial da água.


A iniciativa, promovida pela Secretaria de Meio Ambiente do município, foi realizada na praça Forródromo e reuniu autoridades, professores, estudantes e pessoas da comunidade local.


“Foi muito gratificante dividir informações com a comunidade. É uma forma de divulgar formas de uso racional desse bem tão precioso. Vejo que as pessoas estão mais preocupadas com esse tema”, destacou Iago.


O evento também contou com a participação de representantes de instituições como a Universidade Federal da Bahia (Ufba) e a Empresa Baiana de Águas e Saneamento  (Embasa).

 

O estudante Iago Santos e o professor Andson Rocha – que orientou o trabalho – também apresentaram o projeto, no último domingo (22), na comunidade de Inácio João, localizada no município de Caém (BA).

 

“Um dos pontos discutidos foi a possibilidade de adaptar a ideia do projeto desenvolvido por Iago em residências de comunidades rurais que não utilizam máquinas de lavar”, informou Andson.

 

Aluno do quarto ano do curso de eletromecânica, Iago usa o equipamento na própria residência e afirma que está economizando 300 litros por semana.

 

O discente já está implantando o sistema gratuitamente nas residências onde aplicou os questionários da pesquisa. De acordo com Andson Rocha, o custo médio do material para montar o equipamento é de R$ 200, pode ser montado por qualquer pessoa e adaptado para outros espaços como lava-jatos e condomínios.

 

O dia mundial da água foi criado pela Organização das Nações Unidas (ONU) no dia 22 de março de 1992.

 

Mais informações: www.jacobina.ifba.edu.br

 

 

Coordenação de Comunicação – câmpus Jacobina

 


Leia mais: Estudante de Jacobina monta equipamento para reutilizar água

 
Sai resultado da seleção de monitores para XVI Ebem Imprimir E-mail
Ter, 24 de Março de 2015 15:49

Os candidatos inscritos na seleção de monitores voluntários para atuarem no XVI Encontro Baiano de Educação Matemática (Ebem) já podem conferir a lista dos selecionados.

 

Conforme o edital, os monitores devem participar de reuniões e cumprir tarefas, como organização de estandes, pastas e materiais, etiquetagem, confecção de crachás, identificação das salas, entre outras. Todos receberão certificado ao final dos trabalhos.

 

Participaram do pleito estudantes dos cursos de licenciatura em matemática e física do câmpus Salvador do IFBA. O aluno selecionado como monitor voluntário fica isento de pagar a taxa de inscrição do Ebem. Mais informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo.

 

 

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

 

Leia mais

Prorrogadas inscrições para monitores do XVI Ebem

IFBA será palco do XVI Ebem

Câmpus Salvador seleciona monitores para encontro baiano de matemática

 
Disponível edital para seleção de bolsistas Pibic, Pibiti e Pibic-EM Imprimir E-mail
Ter, 24 de Março de 2015 11:59

A Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi), através da Coordenação de Iniciação Científica e Tecnológica, disponibiliza edital para seleção de bolsistas do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica (Pibic), do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação em Desenvolvimento Tecnológico e Inovação (Pibiti) e do Programa Institucional de Bolsas de Iniciação Científica para o Ensino Médio (Pibic-EM). Este edital refere-se ao período de 2015 a 2016.

 

O Pibic é apoiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e pelo IFBA, através do sistema de cotas institucionais. Serão concedidas 70 bolsas financiadas pela Fapesb e 15 pelo IFBA. Os Pibiti e Pibic-EM são apoiados pelo IFBA e concederão 40 e 55 bolsas, respectivamente.

 

Para o Pibic e Pibiti, podem participar alunos matriculados nos cursos de graduação. Já para o Pibic-EM, as bolsas são voltadas para aqueles que cursam os cursos técnicos nas modalidades integrada e subsequente.

 

As inscrições estão abertas até dia 19 de abril e devem ser realizadas através da plataforma Projpesq.

 

A previsão é de que o resultado seja divulgado a partir de 21 de maio.

 
Equipe Autobot se destaca em torneio nacional de robótica Imprimir E-mail
Seg, 23 de Março de 2015 16:56

Sob a orientação dos docentes do câmpus Salvador do IFBA, Andrea Bitencourt e Justino Medeiros, alunos do curso técnico de automação industrial, integrantes da equipe Autobot, participaram da etapa nacional do torneio de robótica First Lego League (FLL). O grupo conquistou a segunda colocação na categoria “inspiração”, da etapa core values, que avalia companheirismo e ética na disputa.

 

equipe_autobot_torneio_FLL_2015

 

Ocorrido de 13 a 15 de março deste ano, em Brasília, o torneio reuniu as 60 melhores equipes de todo o Brasil. Os estudantes foram avaliados em quatro etapas: projeto de pesquisa (inovação, apresentação e processo de pesquisa), projeto do robô (design, programação e estratégia e inovação); core values (inspiração e trabalho em equipe) e desempenho das missões na mesa. A equipe vencedora em todos os quesitos foi a Big Bang Birigui, do Serviço Social da Indústria – Sesi, do município paulista de Birigui.

 

A equipe Autobot do IFBA foi composta por alunos do 1º ao 3º ano de automação industrial: Beatriz Cerqueira, Caléo Meneses, Frank Smera, Hugo Thomás Mendes, Irlan Irakitan Casaes Martins, Lorenna Vilas Boas, Márcio Vinícius Almeida e Nathália Martins.

 

Divisão de Comunicação – câmpus Salvador

 

Leia mais

Estudantes de Salvador participam de torneio nacional de robótica

Estudantes do câmpus Salvador são destaque em olimpíada e torneio de robótica

 
Prorrogadas inscrições para monitores do XVI Ebem Imprimir E-mail
Ter, 17 de Março de 2015 18:27

O prazo de inscrição de monitores voluntários para atuarem no XVI Encontro Baiano de Educação Matemática (Ebem) foi prorrogado para ocorrer até 22 deste mês. Podem se inscrever na seleção estudantes dos cursos de licenciatura em matemática ou física do câmpus Salvador do IFBA, local em que ocorrerá o evento.

 

Além de ficarem isentos de pagar a taxa de inscrição do encontro, os monitores selecionados devem participar de reuniões e cumprir tarefas, como organização de estandes, pastas e materiais, etiquetagem, confecção de crachás, identificação das salas, entre outras. A atividade dá direito a receber certificado.

 

Os interessados precisam ler o edital e preencher o formulário eletrônico. Mais informações: Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

 

Divisão da Comunicação - câmpus Salvador

 

Leia mais

IFBA será palco do XVI Ebem

Câmpus Salvador seleciona monitores para encontro baiano de matemática

Inscrições abertas para concurso que escolherá a marca do XVI Ebem

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 99