Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Portal do Aluno
Estudantes do câmpus Salvador são destaque em olimpíada e torneio de robótica Imprimir E-mail
Qua, 17 de Dezembro de 2014 11:52

Acontece nesta quarta-feira (17), às 15h30, no auditório de física do câmpus Salvador do IFBA, a cerimônia de entrega das medalhas da Olimpíada Brasileira de Robótica (OBR) 2014, da modalidade teórica, aos 11 estudantes premiados em nível nacional. São quatro medalhistas de prata e sete de bronze, dos cursos técnicos de automação, eletrônica e mecânica. Serão entregues, também, os certificados de participação para todos os alunos que realizaram as provas da olimpíada.

 

Além disso, a equipe Autobot, que ficou em 3º lugar na etapa regional da modalidade prática da OBR 2014, conquistou recentemente o 2º lugar no torneio de robótica First Lego League (FLL), ocorrido nos dias 12 e 13 deste mês, em Salvador, disputando com 26 equipes de três estados. Com esse resultado, o grupo, composto por Beatriz Cerqueira, Caléo Meneses, Frank Smera, Hugo Thomás Mendes, Lorenna Vilas Boas, Márcio Vinícius Almeida e Nathália Martins, sob a orientação dos docentes Andrea Bitencourt e Justino Medeiros, ficou classificado para a etapa nacional, que acontecerá nos dias 13 a 15 de março de 2015, em Brasilia-DF.

 

 

Divisão de Comunicação - câmpus Salvador
 
Prorrogado prazo de Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão Imprimir E-mail
Sex, 12 de Dezembro de 2014 09:26

Foi prorrogado para quarta-feira, dia 17 de dezembro, o prazo para inscrição da 5ª edição do concurso “Uma ideia na cabeça, uma inovação na mão”. Os estudantes interessados em participar da seleção devem encaminhar formulário de inscrição através dos Correios (mediante registro postal); do protocolo do IFBA ou do e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra spambots. Você deve habilitar o JavaScript para visualizá-lo. .

 

O concurso é uma ação da Coordenação de Inovação Tecnológica, vinculada à Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Prpgi) e tem como objetivo disseminar a cultura de inovação, incentivar o desenvolvimento e premiar ideias inovadoras.

 

 

Leia mais: Estudantes do IFBA podem submeter propostas para Uma ideia na cabeça/Uma inovação na mão até dia 10

 
Inscrições para o programa Francês sem Fronteiras estão abertas até o dia 8 Imprimir E-mail
Qua, 03 de Dezembro de 2014 09:53

Alunos do ensino superior do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia da Bahia (IFBA) interessados em participar do curso online Français sans Frontières (Francês sem Fronteiras), têm até o dia 8 de dezembro para realizar a inscrição e concorrer a uma  das trezes vagas destinadas ao Instituto.

 

O curso é ofertado pela Embaixada da França, em parceria com a Aliança Francesa, e faz parte do programa Idiomas sem Fronteiras (IsF), desenvolvido pelo Ministério da Educação (MEC), por intermédio da Secretaria de Educação Superior (Sesu) e da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes), com a participação de especialistas de língua francesa das universidades federais.

 

O Programa  visa a auxiliar estudantes brasileiros no aprendizado e/ou aprimoramento do idioma francês, de modo a proporcionar oportunidades de acesso, através de programas de mobilidade estudantil às universidades de países francófonos.

 

Podem participar da seleção os alunos com matrícula ativa e que tenham concluído até 90% do total de créditos de seu curso. As inscrições serão feitas exclusivamente online através deste link, até às 12h (horário de Brasília) do dia 8 de dezembro. Maiores informações podem ser encontradas no site do Programa.

 
Alunos de Vitória da Conquista são homenageados pela Obmep Imprimir E-mail
Qua, 03 de Dezembro de 2014 09:28

No próximo dia 11 de dezembro, acontece na Universidade Federal da Bahia (UFBA) – em uma parceria com a Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação do Estado da Bahia (Secti), a Fundação de Amparo a Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) e a  Sociedade Brasileira de Matemática (SBM) – uma solenidade de premiação dos alunos e professores que mais se destacaram no Estado da Bahia na 9º Olimpíada Brasileira de Matemática das Escolas Públicas (Obmep) de 2013.

 

Entre os homenageados estão seis alunos do câmpus Vitória da Conquista: Ian Amparo Barbosa, medalha de prata em nível nacional e ouro em nível regional; Alex Miranda de Oliveira, Amanda Beatriz Cunha Teixeira e Diego Lima Bomfim, receberam medalha de ouro em nível regional e menção honrosa na Obmep nacional; Mateus Henrique Pacheco Mascarenhas, medalha de prata (regional); e Farlei Pereira de Carvalho, medalha de bronze em âmbito regional.

 

unnamedO destaque foi o aluno Ian – 4º ano do curso técnico em informática –, que foi o segundo mais bem colocado do Brasil na nona edição da Olimpíada. De acordo com a professora de matemática do câmpus Rosineide Xavier, o bom desempenho dos alunos nas Olimpíadas foi resultado de muito esforço dos professores da área. “Há muito tempo temos sentido a necessidade de inserir problemas de raciocínio lógico nas atividades em sala. Além disso, temos insistido para que os alunos participem mostrando a importância de um evento como esse que, além de trazer títulos, ofertam bolsas de iniciação cientifica para os alunos”, ressalta.

 

A cerimônia de premiação será às 16h, no Salão Nobre da Reitoria da UFBA, em Salvador.

 

 

Coordenação de comunicação – câmpus Vitória da Conquista

 

Atualização em 12 de dezembro de 2014, às 12h.

 
Câmpus Jacobina realiza primeira colação de grau Imprimir E-mail
Qua, 03 de Dezembro de 2014 08:59

O câmpus Jacobina realizou, no último sábado (29), sua primeira cerimônia de colação de grau.


Foram diplomados os integrantes da primeira turma do técnico em informática, forma subsequente, que foi o primeiro curso a entrar em funcionamento.


IMG_0078A solenidade contou com a participação da secretária de educação do município, Azizi Maria Fahiel Araújo, do diretor geral do câmpus, Epaminondas Macedo, da diretora de ensino, Lucília Santa Rosa, e da coordenadora do curso, Carina Farias.


“A formatura foi um momento para mostrar o trabalho realizado com os nossos estudantes. Muitos inclusive já trabalham na área ou já foram aprovados em concursos públicos”, lembra Carina.


Além dos estudantes, professores e gestores, a solenidade também foi acompanhada por técnicos-administrativos, familiares e amigos dos formandos.

IMG_0032_1


“Não imaginava que aprenderia tanto no IFBA. Hoje me sinto pronto para trabalhar em qualquer local. Agora que concluí o curso, quero alcançar metas maiores, a exemplo de me preparar para futuramente ingressar no novo curso de licenciatura em computação que o IFBA vai oferecer em Jacobina”, destaca Sílvio Barbosa, orador da primeira turma de diplomados do câmpus.


A unidade de Jacobina iniciou as atividades em outubro de 2011. O câmpus possui atualmente 637 estudantes. Na forma integrada, oferece cursos técnicos em mineração, eletromecânica e informática. Já na forma subsequente, são oferecidos os cursos técnicos em informática e meio ambiente.

 

 

Coordenação de comunicação – câmpus Jacobina

 
<< Início < Anterior 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 Próximo > Fim >>

Página 1 de 94