Ministério da Educação Brasil - País rico é país sem pobreza

Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia da Bahia - IFBA

Projetos de Pesquisa

Além dos projetos desenvolvidos pelos Bolsistas PIBIC, PIBIC-Jr e PIBITI, os pesquisadores do IFBA desenvolveram recentemente ou estão desenvolvendo os seguintes projetos:

 

 

Núm.

Título do projeto Coordenadores Link para acesso à página
1 ANALISADOR DE UNIDADE CIRÚRGICA DE ALTA FREQUÊNCIA Handerson Jorge Dourado Leite (coord.) / Josemir da Cruz Alexandrino (vice-coord.)
2 CONTROLE DE RISCOS EM EQUIPAMENTOS MÉDICOS EMISSORES DE RADIAÇÕES IONIZANTES Marcus Vinícius Teixeira Navarro
3 SISTEMAS PARA VISUALIZAÇÃO DE IMAGENS EM RADIOLOGIA DIAGNÓSTICA Marcus Vinícius Teixeira Navarro  (coord.) / Wilson Otto Gomes Batista (vice-coord.)
4 FÍSICA ESTATÍSTICA: APLICAÇÕES EM SISTEMAS DESORDENADOS Selma Rozane Vieira
5 APLICAÇÃO DE TÉCNICAS DE PROCESSAMENTO DIGITAL DE SINAIS NO DESENVOLVIMENTO DE FERRAMENTAS PARA ANÁLISE DE DISTÚRBIOS QUE ORIGINAM AS VARIAÇÕES DE TENSÃO DE CURTA DURAÇÃO (VTCD) NA REDE ELÉTRICA (UTILIZANDO TRANSFORMADA WAVELET, REDES NEURAIS E FRACTAIS) DCA/Salvador
6 CONSTITUIÇÃO DO CURSO DE DOUTORADO EM ENGENHARIA ELÉTRICA DA UFBA Amauri Oliveira  (coord.) / Eduardo Telmo Fonseca Santos (repres.IFBA)
7 ELABORAÇÃO DE LIGAS DE ALUMÍNIO E LIGAS COM ADIÇÃO DE CARBETO DE SILÍCIO Rodrigo Estevam Coelho
8 PROJETO DE INOVAÇÃO DE UM MOINHO DE BOLAS DE ALTA ENERGIA DO TIPO ATRITOR HORIZONTAL Rodrigo Estevam Coelho
9 ESTABELECIMENTO DE UM PROGRAMA DE COOPERAÇÃO E INTERCÂMBIO CIENTÍFICO ENTRE O CEFET-BA E A FANEM, ABRANGENDO ATIVIDADES DE PESQUISA, FORMAÇÃO E TREINAMENTO DE RECURSOS HUMANOS PARA O DESENVOLVIMENTO DO PROTÓTIPO DE UM TESTADOR DE INCUBADORAS Josemir da Cruz Alexandrino
10 IIMPLANTAÇÃO DE LABORATÓRIO DE ENSAIOS DE PRODUTOS MÉDICOS NO CEFET-BA Handerson Jorge Dourado Leite  (coord.) /  Marcus Vinícius Teixeira Navarro (vice-coord.)
11 FÍSICA DE SUPERFÍCIES EM ESCALA NANOMÉTRICA – MORFOLOGIA, ESTRUTURA E PROPRIEDADES ELETRÔNICAS Caio Mário Castro de Castilho  (coord.) / Jorge Ricardo de Araújo Kaschny (repres.IFBA)
12 CVTSATI – CENTRO VOCACIONAL TECNOLÓGICO DE SANTO AMARO EM TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Renato Lima Novais
13 SISTEMAS ACOPLADOS GERADOR-MOTOR DIESEL ALIMENTADOS COM MISTURAS A BASE DE DIESEL E ETANOL E/OU BIODIESEL Cristina de Abreu Silveira
14 METALOGRAFIA QUALITATIVA E QUANTITATIVA DE Fe-6,5Si E DE AÇOS MICROLIGADOS V-Nb Maria Dorotéia Costa Sobral (coord.) / Mário Cezar Alves da Silva (vice-coord.)

 


 

APOIO AO PESQUISADOR

Com o objetivo de incentivar a produção científica e tecnológica dos pesquisadores do IFBA, a PRPGI disponibilizar recursos de passagens, diárias e inscrição em eventos para apresentação de resultados de pesquisas.

 

A participação em eventos a título de capacitação é apoiada pelo setor de pessoal. Dentro deste mesmo objetivo a PRPGI também apóia o pagamento de custos de publicação de artigos em periódicos científicos indexados.

 

A solicitação de apoio para participação em eventos deve ser encaminhada via protocolo com a seguinte documentação:

 

  • formulário de solicitação de apoio, preenchido e assinado pelo solicitante e pelo chefe do departamento acadêmico;
  • aceite do trabalho;
  • programação do evento;
  • cópia do trabalho aceito.

    A solicitação deve ser encaminhada a PRPGI no prazo mínimo de 30 dias antes do evento. A concessão de passagens e diária em órgão vinculados ao MEC é regulamentada pela Portaria 403/09.